Dia de Santa Dinfna – A padroeira dos Psicólogos e Psiquiatras

Santa Dinfna, Dymphna ou Dimpna é considerada uma santa pela Igreja Católica e Ortodoxa. Ela nasceu no século VII e era filha de um rei irlandês pagão e de uma esposa cristã, sendo assassinada por seu pai porque ela não queria se casar com ele! Festas religiosas são feitas todo dia 15 de maio.

A história veio a tona no século XIII, por uma igreja na França, por escritos baseados em uma tradição oral muito antiga. Além disso, históricos de curas milagrosas e inexplicáveis ajudaram a ratificar a santidade.

Como Damon, o pai de Dimpna, era pagão, ela foi batizada secretamente por sua mãe cristã, que acabou falecendo quando a filha ainda tinha 14 anos. Além disso, a mãe da santa era tão bonita que a filha puxou a beleza, e o pai quis essa beleza para ele, forçando-a a se casar com o cafajeste. 😠

Santa Dinfna - Padroeira dos Psicólogos e PsiquiatrasA filha tentou ser esperta e fugiu para a antiga Antuérpia (hoje, Bélgica 🇧🇪) com um sacerdote, e por lá ficou por um tempo. Os mensageiros do pai dela descobriram, denunciaram e o levaram onde a filha estava. O pai refez a oferta para Dimpna se casar com ele. Mas… Você já sabe que isso não vai dar certo né?

Pois bem, convite recusado. O poderoso Damon mandou seus servos matarem o padre que estava com ela (o que o ciúmes não faz, não é mesmo?) e ele próprio degolou a cabeça de sua própria filha, no estilo “se eu não tenho, ninguém mais tem”.

Os corpos de Dinfna e do sacerdote São Gerebernus foram sepultados em uma caverna e foram encontrados só depois, conforme ilustração abaixo..

Corpos encontrados - Santa Dinfna

Santa Dinfna, também é chamada de “Lírio de Fogo“. Isso porque ela foi considerada a padroeira dos que sofrem de doenças mentais, espirituais, incesto ou enfermidades neurológicas. Posteriormente, seus restos mortais foram postos em uma igreja na Bélgica, batizada de Igreja Santa Dinfna.

Igreja Santa Dinfna

Não obstante, a igreja ‘original’ foi incendiada em 1489 e outra foi construída em 1532. Aliás, ela ainda está de pé, como imagem acima.

ORAÇÃO A SANTA DINFNA

Após sua morte, muitos milagres aconteceram em pessoas com doenças mentais e psíquicas. Desde então pessoas fazem uma oração ao rezar para um ente querido com essas dificuldades.

“Senhor, nosso Deus, vós, graciosamente, escolheste Santa Dinfna como padroeira das pessoas atingidas com transtornos mentais e nervosos.
Ela é, portanto, uma inspiração e um símbolo da caridade para os milhares que pedem sua intercessão.
Por favor, conceda, Senhor, através das orações desta mártir pura jovem, alívio e consolação a todos os que padecem tal sofrimento, e especialmente a aqueles por quem oramos.
(Mencione aqui aqueles para quem quiser rezar)
Nós Te pedimos, Senhor, para ouvir as orações de Santa Dinfna em nosso nome.
Concedei a todos aqueles por quem oramos paciência em seus sofrimentos e resignação à sua vontade divina.
Por favor, preencha-os com a esperança, e concedei-lhes o alívio e a cura que tanto desejamos.
Nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor, que sofreu em agonia no jardim do Getesêmani. Amém!”

Este é o MeConta.org, se você tem uma sugestão, deixe um comentário!
Se este conteúdo de trouxe paz de espírito, ou te ajudou em um trabalho, por favor, considere então fazer uma doação abaixo. Obrigado! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *