Dia Internacional da Família (15 de maio): qual o objetivo?

Desde 1994 a ONU celebra o Dia Internacional da Família como algo especial, trazendo conferências para discutir e traçar projetos para as famílias. Mas afinal, o que é uma família?

Se você aprendeu ou ouviu alguém dizer que família é “pai, mãe e filho”, bom, não é de tudo errado, mas não é só isso. Família é o primeiro grupo de relações que as pessoas interagem entre si.“Grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto”, “grupo de pessoas com ancestralidade comum” e “pessoas ligadas por casamento, filiação ou adoção” são as três definições mais comuns que representam de forma certeira a realidade.

Porque famílias importam tanto para a ONU?

Se existem apenas coisas boas, o mundo seria muito mais fácil de se viver e administrar, não acha? Mas infelizmente existem alguns problemas que interessam sim os governantes. Ou seja: crianças abandonadas, gravidez precoce, alcoolismo, dependência química, violência doméstica, entre outros.

Dia Internacional da Família - Mãos

Todo ano a ONU faz um pronunciamento sobre algum(ns) problema(s) na proposta e tentativa de amenizá-los ou corrigí-los. Como exemplo, em 2012, aconteceu o seguinte pronunciamento:

O Dia Internacional da família deste ano destaca a necessidade do equilíbrio trabalho-família. O objetivo é ajudar os trabalhadores de todos os lugares a sustentaram financeiramente e emocionalmente as suas famílias, mas também a contribuírem para o desenvolvimento sócio-econômico de suas sociedades.

As tendências atuais enfatizam a crescente importância das políticas sobre a relação trabalho e família. Estas tendências incluem uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho, e a crescente urbanização e mobilidade em busca de emprego.

Como as famílias tornam-se menores e as gerações vivem separadas, a família ampliada está menos disponível para oferecer cuidados, e os pais trabalhadores enfrentam crescentes desafios.

Qual o propósito do Dia Internacional da Família?

O, também chamado de, Dia Internacional das Famílias, tem esse propósito de apontar causas e demonstrar interesses em soluções. Outros pontos de interesse que podemos citar são:

  • Sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de famílias existentes, como as famílias homoafetivas;
  • Sensibilizar cada indivíduo para questões sociais e econômicas que podem afetar as famílias;
  • Alertar a sociedade sobre os diretos e deveres das famílias;
  • Mostrar o amor, respeito e união como elementos essenciais para todos os componentes da família;
  • Divulgar a importância da família na sociedade.

Dia Internacional da Família - Crianças

Em mais um exemplo, o tema da data em 2017 foi “Famílias, educação e bem-estar”. Além disso, a conferência destacou a importância dos cuidadores das famílias, sejam eles pais, avós ou irmãos. Ainda mostrou, portanto, como é importante a educação dos pais para o bem-estar da família, amém?

em 2018, o tema é “Famílias e sociedades inclusivas”. Em outras palavras: explorar o papel das famílias e das políticas das famílias, para promover a paz e a inclusão das sociedades para o desenvolvimento sustentável. A conferência é aberta ao público e acontece em Nova York, dia 15 de maio, às 13:15, horário local. [via]

Assim sendo, e você, acha essa data importante? Se tem algum dado a adicionar, não deixe de comentar!

Este é o MeConta.org — se este post te trouxe paz de espírito ou te ajudou em algum trabalho, considere doar um cafezinho clicando aqui. 🙈

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *